Propósito

O Propósito de Seu Negócio está alinhado com seu Propósito de Vida?

Você sabe dizer assim, sem pensar: Qual é o Propósito do seu Negócio?

Você sabe dizer, sem pensar: Por Que sua empresa existe?

Você saber dizer, sem pensar: Qual é o seu Propósito de Vida?

Você sabe dizer, também sem pensar: Por que você levanta todos os dia pela manhã? E não estou falando em ir trabalhar, ganhar dinheiro ou atender suas necessidades básicas de sobrevivência.

Muitas pessoas têm dificuldade de responder estas perguntas assim de bate pronto, principalmente porque não é um assunto que seja papo em roda de conversas no dia a dia. Se você não estiver em um grupo de amigos que gostem de filosofar sobre a vida, será muito difícil você debater temas como este, infelizmente.

Mas felizmente você pode contar comigo aqui para este papo filosófico sobre a vida, sobre as questões metafisicas que influenciam em seus negócios e na sua vida pessoal. Estes assuntos estão extremamente conectados com o que é o seu Propósito de Vida, que deve ser congruente e estar em sintonia com o Propósito de seu Negócio.

Você sobrevive se não conhecer o seu Propósito de Vida, mas se o seu negócio não tiver o dele bem claro, não irá sobreviver por muito tempo. Se o Propósito do seu Negócio não estiver alinhado com o seu de vida, isto irá gerar inúmeros conflitos internos entre você, ele e com quem cruzar esta linha de fogo, sejam funcionários, fornecedores, parceiros e principalmente os clientes.

Talvez suas respostas às perguntas iniciais tenham sido: não sei, ou tenho alguma ideia ou até mesmo conseguiu formular uma frase que ainda não expressa um conhecimento profundo sobre estes temas específicos e suas conexões profundas.

O FATO é que seu negócio é um meio para que você possa atingir seu Propósito de Vida. Vamos a alguns exemplos:

1 – Ricardo decidiu abrir uma funilaria, pois identificou que muitos de seus vizinho tinham seus carros amassados. Muitas vezes isso causava outros danos em peças e partes internas do carro, o que poderia causar um dano ainda maior. Além disso, Ricardo notava que isso deixava os carros e o bairro feios ao passar por ele, o que desvalorizava a região. Ricardo gostava muito de ajudar as pessoas e transformar o ambiente à sua volta e com isso começou a aceitar pagamento fiado, levou vários calotes e acabou tendo que fechar sua funilaria.

2 – Rafael decidiu abrir uma farmácia, pois identificou que ali na sua região onde morava faltava um bom atendimento. Ele gostava muito de ajudar as pessoas. Quando elas entravam em seu estabelecimento elas recebiam um atendimento atencioso e ele as orientava para tomar os medicamentos corretamente e melhorem o mais rápido possível. As pessoas ficavam felizes com sua ajuda e sentiam-se felizes em pagar a conta e indicavam a farmácia para todos seus amigos. O negócio de Rafael só prosperava.

Qual a diferença entre Ricardo e Rafael? Por que um negócio deu certo e outro não?

Podemos enumerar vários motivos pelos quais um dos negócios prosperou e o outro foi a falência, como por exemplo gestão ou processo, mais iremos focar no propósito.

“Se você tem um porque, qualquer “como” ou “oque” servem.

 

  1. Um sabia quais eram seus valores de prazer e de dor, responsáveis por definir com o resultado de seu trabalho quais necessidades eram satisfeitas;
  2. Conhecer como sua auto-estima o conduz em suas ações, fezendo toda diferença na administração dos conflitos inerentes das relações pessoais e interpessoais;
  3. Ao criar um negócio, uma empresa pautar nas caracteristicas pessoais, como personalidade, pontos forte versus prontos fracos, forças produtivas e forças exageradas;
  4. Saber escrever sua historia pautada em seu auto conhecimento e não só na necessidade identificada em seu meio;
  5. Iden